Wednesday, November 01, 2006

A Divina Comédia

O que significa ser bom? De onde provém o paradigma que nos permite discernir o que é bom do que não é bom?
É bom quem agride o seu semelhante? O que rouba o vizinho? O que explora seu irmão? Aquele que, podendo fazer o bem, não o faz? Onde está o código moral que diferencia o bem do mal?
E o bem, de onde provém?
Isso nos faz recordar a sala de espera do inferno de Dante, habitada pelos indecisos, pelos que não fazem o mal nem o bem, os egoístas que só pensam em si. Seria o caso de se perguntar se aquele que deixa de fazer o bem não estaria fazendo o mal. Em caso positivo, a sala de espera do inferno metafórico de Dante teria o seu fundamento.
Sabe-se que a obra do poeta florentino foi por ele chamada de A Comédia e que, no século XVI, um padre a publicou com o nome alterado para A Divina Comédia. A alteração parece ter sido feita por quem não entendeu bem a Comédia e pretendeu insinuar que Deus fosse um humorista. O padre parece ter subestimado o próprio Criador e não ter compreendido a grande metáfora do poeta italiano que, certamente, não teria concordado com a mudança.
Ao adentrar com Dante e Virgílio na ante-sala do inferno, tem-se a impressão de já ter estado naquele lugar. É fato que já ouvimos dizer que o inferno é aqui e o poeta italiano o enfatiza. Diz que aquele fosso enorme, com todas as suas subdivisões, está sob Jerusalém.
Ao lançar hoje o nosso olhar crítico para a milenar cidade, a metáfora parece ficar mais indecifrável e a comédia nada de divina.
Deus não pode ser o pai implacável que joga seus filhos uns contra os outros numa guerra fratricida e infindável nem propriedade de algum grupo ou associação.
Mas se Deus é o criador de todo o Universo, teria criado também o mal? Ou, metaforicamente dizendo, o inferno?
Afinal, o que é o mal? E o que é o bem?
Deus, além de não ser humorista, não é o professor que nos dá respostas prontas. Uma parte dos mistérios e do objetivo da vida está justamente aí: chegar a responder, por própria conta, certas perguntas complicadas.
Por que vivo? De onde venho? Para onde vou? O que é o bem? O que o mal? Quem é Deus?
Se não se têm as respostas, faltam os conhecimentos. Onde não há conhecimento, reside a ignorância que parece, numa primeira análise, confundir-se com o próprio mal.
Então, lutar contra o mal deveria significar lutar contra a ignorância, começando por eliminá-la em si mesmo. O mal provém da mente humana, de pensamentos monstruosos que se foram gestando através dos séculos e que se assenhorearam das vontades e da inteligência enfraquecida pela ignorância. Lutar contra o mal deveria significar lutar contra esses pensamentos criminosos que têm causado tanto sofrimento para os seres humanos, começando por extirpar a própria ignorância que nos faz impacientes, intolerantes, irascíveis e desumanos. Esse seria o início de uma verdadeira cruzada contra o mal.

Nagib Anderáos Neto
www.nagibanderaos.com.br

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